quinta-feira, 15 de dezembro de 2016

Sexualidade, gênero e representatividade


Falar sobre sexualidades nas escolas não é uma questão de "doutrinação gayzista" é questão de saúde pública, não só pra conscientização sobre as DST's mas também como projeto de prevenção a gravidez na adolescência .



"Ao abordar as experiências sexuais vividas, em especial durante a fase da juventude, cabe ao educador e à educadora estabelecerem um diálogo com os/as estudantes sobre as várias dimensões da sexualidade, além daquelas relacionadas com a promoção da educação e da saúde, como: diversidade sexual, prazer, envolvimento afetivo."(p.162)

Não só nas aulas de educação sexual, mas também devemos estar atentos a interação dos alunos. Como crianças e adolescentes vem se comportando, estar atentos aos assuntos e brincadeiras de cunho sexual que podem aparecer nas rodas de conversa e até mesmo no pátio.

"A vigilância sobre a sexualidade e a socialização de gênero de crianças e adolescentes é exercida na escola de formas variadas por diferentes agentes, em diversos espaços e de modos distintos em relação a meninos e a meninas."(p.176)

Devemos nos manter atentos também ao bullying que meninos e meninas podem enfrentar ao começarem a expressar sua identidade de gênero .

"As múltiplas maneiras de aprendizagem sobre sexualidade e orientação sexual não podem ser desconsideradas quando se pensa a sexualidade de uma perspectiva cultural e histórica. Elas precisam, portanto, ser levadas em conta em projetos educativos voltados para este assunto."(p.185)


Sugestão de leitura


Sinopse
Ser príncipe, bruxa, tudo o que a imaginaçãomandar. E pelo faz de conta descobrir quemse é de fato. O livro de Georgina Martins mostra, pela inocência de Dudu, o menino quebrincava de ser o que sua imaginaçãopermitisse e a reação dos adultos, com seusjulgamentos.


No que se refere a gênero e sexualidade devemos estra sempre atento e sensíveis ao que nossos alunos precisão expressar.  Mas aos poucos os espaços acadêmicos e escolares tem se tornado espaços receptivos a representatividade.

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