No discussão sobre o que é e o que não é gênero, vimos que o orgão genital é só uma parcela da construção social de gênero, sabemos também que entre masculino e o feminino existem outras identidades de gênero. Mas identidade de gênero não é a mesma coisa que orientação sexual? Não!
"Um homem
pode se sentir
“masculino”
e desejar
outro homem.
Uma mulher
pode se sentir
“feminina” e
desejar outra
mulher. Alguém
que nasceu
com atributos
corporais
masculinos e
foi educado
para “atuar
como homem”
pode se sentir
“feminino” (ou
vice-versa), a
ponto de querer
modificar seu
corpo "(p.115)
IDENTIDADE DE GÊNERO X ORIENTAÇÃO SEXUAL
Identidade de gênero é e a forma como a pessoa se identifica para o mundo. Não necessariamente tem a ver com o sexo que ela nasceu.
–Cisgênero: Identifica-se com o mesmo gênero que lhe foi dado no nascimento
–Transexual e/ou transgênero: Identifica-se com um gênero diferente daquele que lhe foi dado no nascimento
Orientação sexual depende o gênero pelo qual a pessoa sente atração.
– Heterossexual: Por alguém de outro gênero
–Homossexual: Por alguém do mesmo gênero
–Bissexual: Por ambos
(A assexualidade é a ausência de atração por todos os gêneros. Mas ainda não há consenso se ela é ou não uma orientação sexual)
Mas são tantos termos, será que é necessário mesmo abordar esses temas na escola? Sim, a diversidade sexual existe no ambiente escolar e deve sim ser abordada!
"A desvalorização da diversidade sexual ganha dimensões e formatos variados quando ela é
atravessada por outras formas de discriminação relativas à classe, cor/raça, etnia e ao gênero.
Pense, por exemplo, como o acesso a bens materiais e à educação incide nas alternativas que
são abertas para jovens gays e lésbicas brancas de classe média, e o que significa ser travesti,
negra e pobre, por exemplo, em termos de acesso à educação. Pense também no aprendizado
afetivo-sexual de mulheres jovens brancas, indígenas, negras, pretas e pardas de diversas regi-
ões do Brasil. As manifestações de preconceito e discriminação causam sofrimento e provocam
situações de exclusão social, dentro e fora do ambiente escolar."(p.149)
Ainda temos muito o que discutir quando se trata de sexualidade como por exemplo a representatividade nos ambientes escolares.
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