quinta-feira, 15 de dezembro de 2016

Sexualidade e Gênero

No discussão sobre o que é e o que não é gênero, vimos que o orgão genital é só uma parcela da construção social de gênero, sabemos também que entre masculino e o feminino existem outras identidades de gênero.  Mas identidade de gênero não é a mesma coisa que orientação sexual? Não!

"Um homem pode se sentir “masculino” e desejar outro homem. Uma mulher pode se sentir “feminina” e desejar outra mulher. Alguém que nasceu com atributos corporais masculinos e foi educado para “atuar como homem” pode se sentir “feminino” (ou vice-versa), a ponto de querer modificar seu corpo "(p.115)


 IDENTIDADE DE GÊNERO X ORIENTAÇÃO SEXUAL




Identidade de gênero é e a forma como a pessoa se identifica para o mundo. Não necessariamente tem a ver com o sexo que ela nasceu.

–Cisgênero: Identifica-se com o mesmo gênero que lhe foi dado no nascimento

–Transexual e/ou transgênero: Identifica-se com um gênero diferente daquele que lhe foi dado no nascimento

Orientação sexual depende o gênero pelo qual a pessoa sente atração.

– Heterossexual: Por alguém de outro gênero

–Homossexual: Por alguém do mesmo gênero

–Bissexual: Por ambos

(A assexualidade é a ausência de atração por todos os gêneros. Mas ainda não há consenso se ela é ou não uma orientação sexual)



Mas são tantos termos, será que é necessário mesmo abordar esses temas na escola? Sim, a diversidade sexual existe no ambiente escolar e deve sim ser abordada! 

"A desvalorização da diversidade sexual ganha dimensões e formatos variados quando ela é atravessada por outras formas de discriminação relativas à classe, cor/raça, etnia e ao gênero. Pense, por exemplo, como o acesso a bens materiais e à educação incide nas alternativas que são abertas para jovens gays e lésbicas brancas de classe média, e o que significa ser travesti, negra e pobre, por exemplo, em termos de acesso à educação. Pense também no aprendizado afetivo-sexual de mulheres jovens brancas, indígenas, negras, pretas e pardas de diversas regi- ões do Brasil. As manifestações de preconceito e discriminação causam sofrimento e provocam situações de exclusão social, dentro e fora do ambiente escolar."(p.149)



Ainda temos muito o que discutir quando se trata de sexualidade como por exemplo a representatividade nos ambientes escolares.


Nenhum comentário:

Postar um comentário