quinta-feira, 15 de dezembro de 2016

INCLUSÃO

Para trabalharmos com o tema Educação especial nos baseamos no artigo O FAZER PEDAGÓGICO EM CONTEXTO DE INCLUSÃO: ESTRATÉGIAS, AÇÕES E RESULTADOS de Marco Antonio Franco e Paloma Roberta Rodrigues.

 O texto aborda as questões metodológicas  , mas também a importância das praticas pedagógicas e das pesquisas nesse campo.

O caminho para uma escola mais inclusiva ainda é muito pedregoso, mas já tem alguns trechos asfaltados. Desde a Declaração de Salamanca muito direitos para dos alunos inclusos e da pessoa com deficiência vem sendo conquistados.





Mas muito mais que leis precisamos de ações e professores preparados para realmente incluir esses alunos. O problema da inclusão é que ainda hoje ela é a inclusão da exclusão. Nosso alunos inclusos são dispensados nos cantos das salas e dos pátios durante os intervalos. Incluir não é só assegurar por leis a presença desse aluno em sala. Mas garantir que ele é bem vindo e aceito em todos os espaços da escola.


 "o debate sobre a inclusão precisa ir para além do campo teórico e acadêmico e entrar nos contextos em que de fato acontecem, no caso, as escolas e salas de aula. As crianças com deficiência que se encontram matriculadas na rede de ensino regular precisam ser atendidas na sua diversidade. "(p.19)


 


"Não é no silêncio que os homens se fazem, mas na palavra, no trabalho, na ação-reflexão" - Paulo Freire

Um comentário:

  1. Jéssica, vc fez boa relação com a realidade. No entanto, as reflexões poderiam abordar mais o assunto desenvolvido no texto.

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