terça-feira, 9 de dezembro de 2014

Índices de reprovação e entrevista

Nas ultimas aulas discutimos bastante sobre reprovação. Um dado importante do qual tomamos conhecimento é que os maiores índices de reprovação acontecem no 3ºano do ciclo e no 5ºano.
Depois de tanto discutirmos recebemos dua tarefas.

A primeira foi analisarmos em grupo os índices de aprovação, reprovação e abandono de uma escola pública. Meu grupo foi composto por Thalyne soares e Taynná Barcellos.


 Nós escolhemos  E.M. Professora Maria Jose De Oliveira, que fica em Duque de Caxias no  1º distrito.

Proficiência:




Dados distorção idade série:


Ideb

 Dados retirados do site www.qedu.org.br
Analisando os gráficos, verificamos um avanço considerável na proficiência dos alunos e na nota do Ideb. Mas mesmo  esses avanços não foram o suficiente para conter a distorção idade-série.



A segunda foi entrevistarmos uma professora também da rede pública sobre como é a realidade dela ao lidar com alunos que já passaram ou passam pela reprovação.
Nós entrevistamos uma colega de faculdade que é atuante no município de D. de Caxias.

  •  Como as Crianças se sentem/reagem após descobrirem que ficaram reprovadas?

R: Elas não ligam ! Eles falam assim com uma naturalidade "ficar reprovado?" e fazem assim ( chacoalhando os ombros com ar de desdém)


  •  Qual a sua maior dificuldade?

R:A maior dificuldade é que até o terceiro ano eles são obrigados a serem aprovados e quando chega no terceiro ano elas são empurradas com a barriga. Aí quando chega no terceiro eles ficam retidos. Eles já vem com dificuldades do 1º e 2º anos e quando chegam no 3º eles não conseguem acompanhar e ficam retidos. Aí retém esses alunos por 2 anos, E passam essa criança sem ela saber e quando chega no 5º ano, lendo como eu falo "catando cavaco". Lendo silabado , eles não conseguem acompanhar o resto da turma, mas são aprovados pro 6º porque a idade deles não é mais compatível com o 5º.



  •  Qual a sua opinião como professora, a solução é reprovar?

R: Eu acho que se ele não tem maturidade, nem condições pra estar no 5 ºano ele não tem como ir pro 6º.  Se ele não sabe escrever , se na hora de produzir um texto ele não sabe  escrever " Dinheiro" , como ele vai passar pra um 6º ano?
Eu tenho consciência de que isso não é um problema do 5º ano. isso começa lá na ed. infantil e vem se arrastando. É muito ruim você aprovar um aluno pro 6º ano que não tem condições, mas é muito ruim você reprovar um aluno com 16 anos? É uma situação muito complicada, porque eu sei que a dificuldade que esse aluno vai ter será muito maior. Só que também é complicado você reter esse aluno e ele  começar a faltar e  vai acabar abandonando a escola.

  •  Você acha que o número de defasagem por conta das reprovações é muito grande?

R:Sim, só na minha sala representa uns 25 a 30%  Mas isso acontece em todas as turmas. Tem alunos no terceiro ano que ta com 12/13 anos. E eu tenho alunos no 5º ano com 15/16 anos que já deveriam estar ensino médio. Isso (defasagem) a partir do 3º é natural.

  •  Você acha que o ciclo funciona?
R: Eu , não sei. Quando você trabalha com um aluno desde o primeiro ano, você conhece a criança, a sua turma. Você sabe quem que precisa de mais atenção. Agora quando você trabalha com a criança um ano,vem outro professor até ele conseguir ganhar a turma ele já perdeu dois, três, quatro meses e um ano não dá! Um ano é pouco.






Jéssica Vasconcelos
UERJ-FEBF



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