Depois de tanto discutirmos recebemos dua tarefas.
A primeira foi analisarmos em grupo os índices de aprovação, reprovação e abandono de uma escola pública. Meu grupo foi composto por Thalyne soares e Taynná Barcellos.
Nós escolhemos E.M. Professora Maria Jose De Oliveira, que fica em Duque de Caxias no 1º distrito.
A primeira foi analisarmos em grupo os índices de aprovação, reprovação e abandono de uma escola pública. Meu grupo foi composto por Thalyne soares e Taynná Barcellos.
Nós escolhemos E.M. Professora Maria Jose De Oliveira, que fica em Duque de Caxias no 1º distrito.
Proficiência:
Dados distorção idade série:
Ideb
Dados retirados do site www.qedu.org.br
Analisando os gráficos, verificamos um avanço considerável na proficiência dos alunos e na nota do Ideb. Mas mesmo esses avanços não foram o suficiente para conter a distorção idade-série.
A segunda foi entrevistarmos uma professora também da rede pública sobre como é a realidade dela ao lidar com alunos que já passaram ou passam pela reprovação.
Nós entrevistamos uma colega de faculdade que é atuante no município de D. de Caxias.
- Como as Crianças se sentem/reagem após descobrirem que ficaram reprovadas?
R: Elas não ligam ! Eles falam assim com uma naturalidade "ficar reprovado?" e fazem assim ( chacoalhando os ombros com ar de desdém)
- Qual a sua maior dificuldade?
R:A maior dificuldade é que até o terceiro ano eles são obrigados a serem aprovados e quando chega no terceiro ano elas são empurradas com a barriga. Aí quando chega no terceiro eles ficam retidos. Eles já vem com dificuldades do 1º e 2º anos e quando chegam no 3º eles não conseguem acompanhar e ficam retidos. Aí retém esses alunos por 2 anos, E passam essa criança sem ela saber e quando chega no 5º ano, lendo como eu falo "catando cavaco". Lendo silabado , eles não conseguem acompanhar o resto da turma, mas são aprovados pro 6º porque a idade deles não é mais compatível com o 5º.
- Qual a sua opinião como professora, a solução é reprovar?
R: Eu acho que se ele não tem maturidade, nem condições pra estar no 5 ºano ele não tem como ir pro 6º. Se ele não sabe escrever , se na hora de produzir um texto ele não sabe escrever " Dinheiro" , como ele vai passar pra um 6º ano?
Eu tenho consciência de que isso não é um problema do 5º ano. isso começa lá na ed. infantil e vem se arrastando. É muito ruim você aprovar um aluno pro 6º ano que não tem condições, mas é muito ruim você reprovar um aluno com 16 anos? É uma situação muito complicada, porque eu sei que a dificuldade que esse aluno vai ter será muito maior. Só que também é complicado você reter esse aluno e ele começar a faltar e vai acabar abandonando a escola.
- Você acha que o número de defasagem por conta das reprovações é muito grande?
R:Sim, só na minha sala representa uns 25 a 30% Mas isso acontece em todas as turmas. Tem alunos no terceiro ano que ta com 12/13 anos. E eu tenho alunos no 5º ano com 15/16 anos que já deveriam estar ensino médio. Isso (defasagem) a partir do 3º é natural.
- Você acha que o ciclo funciona?
Jéssica Vasconcelos
UERJ-FEBF
Nenhum comentário:
Postar um comentário