quarta-feira, 5 de outubro de 2016

Módulo IV: Relações Étnico-Raciais

Durante  as duas ultimas aulas nos trabalhamos do modulo IV do livro GÊNERO E DIVERSIDADE NA ESCOLA .O módulo fala exatamente das relações Étnico- raciais no Brasil. O primeiro texto começa apresentando alguns conceitos que aparacem por todo o módulo,  como por exemplo:




 Esses conceitos são muito explorados por todo o módulo que falam não só da relação do negro com a sociedade mas também do índio que é muito mais invisibilizado. O módulo é dividido em duas unidades e ao londo dela são abordados temos que descrevem como o "Brasil - o pais da MULTICULTURALIDADE" pode ser tão preconceituoso. Após uma pequena introdução que  pontua a diferença entre racismo e racialismo  o textos seguintes passam a falar sobre o conceito de Estado Nacional .
 A priori o Estado Nação representa o sinônimo de evolução de uma dada sociedade. Mas no Brasil a constituição do estado Nação se deu a partir de uma lógica Eurocêntrica , que mais tarde deu lugar ao MITOS NACIONAIS. Além disso os textos também problematizam a questão da invisibilidades determinados grupos/povos no Brasil. E como a participação desses grupos na criação de politicas  a partir Ação Afirmativa dos anos 2000, esses processos de invisibilidade vem se invertendo.
Durante todo  o módulo IV fica bem claro como privilégios e direitos são intimamente ligados as relações de poder.  


 Tudo o que vimos nesse módulo fica bem ilustrado nesse vídeo:




Um comentário:

  1. Jéssica, parabéns. Aqui, você amplia a discussão dos conceitos iniciados na postagem anterior. O uso dos links foi muito interessante e suas relações com as práticas ampliam a nossa visão sobre as temáticas... Muito bom!

    ResponderExcluir