quinta-feira, 6 de outubro de 2016

Módulo IV: Relações Étnico-Raciais

Após discutirmos sobre o módulo IV em sala  fomos levados a fazer reflexão entre os textos e os seguintes vídeos.






 Os três mostram quais são as consequência dos racismo e dos esteriótipos na vida das pessoas. Anular toda a cultura de um povo , massacrando-os a uma verdade unilateral que não os contempla  não só influencia nos gostos ,mas em como esses indivíduos se  identificam. Como eu , jovem negro  que tenho todo o que é relacionado a mim, a minha cor, meu cabelo e as minhas raízes culturais subjugadas e sempre relacionadas a imagem negativas, seria capaz de ter auto-estima de me afirmar como NEGRO? Qual seria o meu lugar nessa sociedade?

O que podemos fazer para reverter esse quadro na nossa sociedade ? Simples , nós professores temos o DEVER de quebrar esses esteriótipos. Levar pra nossa sala biografias e exemplos de cientistas, chefes de estado, escritores , artistas negros pra nossa sala. A literatura de  países africanos também devem fazer parte das nossas salas de leitura. Existem diversas maneiras de abordamos a cultura negra em sala uma delas é o trabalho que as meninas do Coletivo Filhas de Dandara fazem levando oficinas de bonecas Abayomi para as escolas.


Um comentário:

  1. Você inicia uma reflexão interessante, mas poderia relacionar mais profundamente com os referenciais teóricos apresentados no módulo.

    ResponderExcluir