terça-feira, 7 de outubro de 2014

Conversas com uma O.P. de Caxias

No dia 1º de Outubro , recebemos a visita da Cláudia Lino que é O.P. da rede de D. de Caxias e já têm 20 anos de prática docente.

Primeiro à Cláudia se apresentou , fez a síntese da sua formação. E contou o principal motivo pelo qua,l ela resolveu estudar o PNAIC (Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa). Ela disse que sua primeira intenção era de refutar o PNAIC, mas para sua surpresa  o Plano foi uma oportunidade dela ter um trato com os professores, que ela nunca tinha tido antes. Mas Cláudia também fala, que nem tudo dão flores. Que o Plano têm problemas, sim!  Que isso vem desde a aprovação; porque o plano diz  todos alfabetizados ao final do 3º ano do ensino fundamental. mas  que o PNE diz é todos alfabetizados até os 6 anos.

Mas por que defendemos o Ciclo?

Cláudia explica o Ciclo. Como ele funciona , o porquê dele não funcionar e as dificuldades de se por o Ciclo em prárica. Cláudia diz que os principais problemas do Ciclo são a descontinuidade e fragmentação das turmas. Que esse tipo de acontecimento é um desrespeito a estrutura do ciclo. Que na prática se deveria ir com a mesmo professora até o terceiro ano. Que a troca de turmas e o enxerto de novos alunos prejudica na formação e na identidade daquela turma.

 Cláudia também falou de algumas práticas propostas pelo plano e levou uma rotina  pra exemplificar como é a prática docente  nas escolas públicas aqui de Duque de Caxias. Ela também abordou nossa postura como futuros professores alfabetizadores, na hora de trabalhar a prática de leitura e escrita. De que a cópia não é um pecado, quando meu aluno já tem  prática de leitura e escrita alfabética. Que pecado é eu pegar um aluno não alfabético e passar cópia. Ela levou alguns exemplos de como é que o nosso aluno que ainda não tem os domínio dos conhecimentos sobre esses códigos, se sente quando se depara com um quadro inteiro para copiar.


Rotina de D. de Caxias

 Durante toda a aula fomos levados a pensar na nossa prática como professores e  a ver que o Ciclo e o PNE não são um bicho de 7 cabeças. Cláudia também deu algumas dicas de sites e materiais para estudarmos  e usarmos em sala de aula.

Entre eles estão:




Espero que tenham gostado!
 Jéssica Vasconcelos

Nenhum comentário:

Postar um comentário